Welcome to our community.

In this community, you can submit ideas, vote on existing ideas, or add comments.

To submit an idea, please click the Submit New Idea button at the top of the navigation sidebar. You will then be asked to add a title and choose a campaign for the new idea. You will also have the option to add tags to the idea. To vote on an idea, simply click the up or down arrows to the right of the idea title/description. And to add a comment, click in the box below the idea.

If you would like to see all ideas created with a specific tag, you can click on the word or phrase via the tagcloud in the navigation sidebar area under "What we're discussing". You can also view ideas sorted by Campaigns from the right navigation area. To return to this page, click the All Ideas link.

Segurança Social e Saúde

Contra o Proibicionismo

Sabe-se que mais de sessenta por cento de todos os detidos em prisões portuguesas o são por casos relacionados com a Droga. Os custos sociais e financeiros da continuacao de uma “guerra global” contra a Droga são tremendos e diretamente proporcionais aos lucros dos Baroes da Droga e dos grandes bancos que com eles estão em longo e sólido conluio… Não interessa nem aos grandes baroes, nem aos grandes banqueiros, nem sequer ...more »

Voting

2 votes
Active

Desemprego

"Mini-Jobs"

Num contexto de desemprego galopante, e muito particularmente num contexto em que o Desemprego Sénior (trabalhadores qualificados com mais de 45 anos) não cessa de aumentar, importa considerar soluções inovadoras e corajosas que possam contribuir para resolver este problema. Sem bloqueios dogmáticos nem ideológicos, mas que resolvam simultaneamente a carência por parte das empresas de trabalhadores qualificados e motivados ...more »

Voting

1 vote
Active

Dinamização da Sociedade Civil

Lojas Solidárias

Lisboa tem centenas de lojas abandonadas. Algumas estão em ruína efetiva e completamente devolutas, outras estão nas mãos dos proprietários que - dada a atual paralisia do comércio - não as conseguem alugar. Para dinamizar o comércio, ruas e bairros cada vez mais dormentes e inativos, propomos que essas lojas devolutas ou inutilizadas sejam alugadas pela autarquia a um preço simbólico (que poderiam ser entregue a uma ...more »

Voting

1 vote
Active

Desemprego

Proposta para Site de Crowdsourcing para Micro-empresas para Des

O financiamento por "Crowdfunding" foi usado pela primeira vez em 1997, quando a banda de rock alternativo britânica Marillion recebeu financiamento direto dos seus fãs para custear uma digressão nos EUA. Desde então, o seu uso propagou-se, tendo alcançado novos patamares de popularidade nos últimos dois anos. O conceito permite que um negócio, empreendimento ou empresa seja financiado a um custo de capital baixo a partir ...more »

Voting

1 vote
Active

Tecnologias de Informação e Internet

Plano Nacional para a Informática e Internet

Portugal é um dos poucos países do mundo desenvolvido onde grande parte dos estudantes do primeiro ciclo possuem um computador pessoal portátil (o "Magalhães"). As virtualidades que daí poderiam advir são tremendas, mas fica a sensação desagradável (como se de uma comichão se tratasse) de que essa ferramenta não só não está a ser explorada em todas as plenitudes das suas potencialidades, como está - pior - a ser mal usada. ...more »

Voting

1 vote
Active

Mar

Proposta de um sistema de Crowdsourcing para I&D no setor do Mar

Nos EUA começa a ganhar alguma importância o conceito de crowdsourcing (pessoas anónimos financiam projetos e empresas com os quais se identificam usando transferências via NIB e Visa). Em Portugal, contudo, não existe nada de semelhante... Nos últimos anos foi conseguido um progresso muito significativo no campo da investigação científica em Portugal: em termos de qualidade e quantidade a Investigação científica está ...more »

Voting

1 vote
Active

Segurança Social e Saúde

Reforma Social Única

Portugal alcançou neste primeiro semestre de 2012 a perigosa situação de que todas as contribuições dos trabalhadores e das empresas para a Segurança Social já não chegam para pagar as pensões dos reformados com uma diferença de oito milhões de euros a favor da despesa. A situação decorre do perigoso cruzamento de vários fatores: desde o desemprego formal e informal que alcança já mais de 1.3 milhões de portugueses, quase ...more »

Voting

1 vote
Active

Administração Interna e Municipalismo

Dinamizando a nossa floresta pela agricultura e pastorícia

Todos os anos - por alturas do Verão - as notícias de incêndios florestais ascendem a todas as manchetes dos jornais e abrem telejornais... Sem dúvida que existem pontualmente questões de faltaa de meios... ou de meios desperdicados, como sucede na Madeira onde o Governo Regional opta por dar 5.8 milhões de euros aos clubes de futebol e deixar arder casas e propriedades por falta de meios de combate a incêndios. Mas ...more »

Voting

1 vote
Active

Segurança Social e Saúde

Rendimento Médio Garantido

As sociedades do mundo desenvolvido da atualidade estão hoje confrontadas com um problema que não pode ser resolvido sem uma reflexão muito profunda e uma abordagem completamente radical e inovadora. Esse grande problema é - obviamente - o do Desemprego crónico, genericamente falando, ou mais especificamente, o do desemprego júnior e/ou sénior. Na prática, desde a década de noventa que temos assistido ao desmantelamento ...more »

Voting

1 vote
Active

Vida Associativa

Projeto para Orçamento Participativo de Lisboa 2012: Ninho de As

Porque uma cidade vida e ativa é uma comunidade onde os cidadãos se organizam em associações úteis para a comunidade e interventivas na sociedade e socialmente relevantes, propomos ao município de Lisboa e à Junta de Freguesia de São João de Deus a constituição de um “Ninho de Associações”. Atualmente, no severo e austero contexto sócio-económico em que vivemos, é particularmente difícil encontrar condições financeiras ...more »

Voting

1 vote
Active

Finanças e Economia

Defesa do fim das isenções de IRC de que gozam em Portugal

...os empresários chineses: Nem todos os portugueses (contribuintes e empresários) sabem, mas as múltiplas "empresas" chinesas que exercem atividade em Portugal não pagam IRC. Qualquer empresário português tem que pagar este imposto sobre os lucros da sua empresa, mas os chineses estão isentos deste fardo (uma isenção absolutamente notável num dos países mais taxados de todo o continente europeu) devido a um protocolo ...more »

Voting

1 vote
Active

Património Histórico, Cultural e Geológico

Em Defesa de uma Base de Dados Aberta e publicamente acessível d

O Turismo representa hoje cerca de 12% do PIB nacional. E não são somente as praias e o Sol, nem sequer a rica diversidade geográfica e natural do nosso território que atraem as centenas de milhar de turistas que nos visitam todos os anos. O rico património cultural, imaterial e edificado assume aqui um importante fator de atração. Tendo em conta a importância de que se reveste o setor do Turismo para a economia nacional ...more »

Voting

1 vote
Active

Mar

O Mar como Causa e Desígnio Nacional

1. Introdução Desde 1986 que a prioridade económica das élites portuguesas, sempre sufragada pela maioria dos cidadãos - por inacao ou expressa vontade - tem sido a ligação à Europa. Foi em nome dessa prioridade que o país cumpriu boçalmente os ditames europeus que nos mandavam desindustrializar, reduzir a agricultura e as pescas (a troco de subsídios “desinteressados”) e tornar o país num gigantesco “ressort” de férias ...more »

Voting

1 vote
Active

Desemprego

Novas Formas de Trabalho para responder ao Problema do Desempreg

Um pouco por toda a Europa, começam a aparecer formas de trabalho que visam responder às altas taxas de desemprego sénior. Eis algumas, recolhidas nas conclusoes do congresso europeu "The Challenge of Ageing: Cooperation in Action": 1. Teletrabalho: Esta forma de trabalho tem sido usada na Styria (Áustria), com equipamento especial, permitiu que alguns seniores regressassem à vida ativa trabalhando a partir de casa. ...more »

Voting

1 vote
Active

Aperfeiçoamento da Democracia e Partidos Políticos

Eleições primárias nos Partidos Políticos

Os partidos políticos têm – com efeito – guardado ciosamente para si exclusivo da ação política. Controlando totalmente todos os sufrágio (até a Presidência da República que devia ser apartidária). Urge abrir o sistema político representativo aos cidadãos, abrindo espaço a candidaturas independentes à Assembleia da República, como propõe em petição online o MIL: Movimento Internacional Lusófono e abrir os partidos aos ...more »

Voting

1 vote
Active